sexta-feira, 17 de junho de 2011

JS Bach Cantata BWV 66 Part 2 leonhardt


Enviado por em 17/06/2011
nenhuma descrição disponCategoriaMúsicaLicença:Licença padrão do YouTube
DELÍCIA DE AMBIENTE FESTIVO - CONVIDATIVO !

Cantata 66:
Deixe o coração alegrar-se
     
 Kantata 66: Erfreut euch, ihr Herzen
Composta em Leipzig Cantata Religiosa  
 
Destinados à feira de Páscoa, 
este trabalho estreou em 10 de abril de 1724.  

Contudo, não é uma nova contagem, como a música é basicamente o mesmo que uma cantata de Bach compôs em Cöthen em 1718 para comemorar o aniversário do príncipe Leopold.  

A cantata libretista anônima de 1724 teve a difícil tarefa de escrever um texto que corresponda à música e também fez alusão à festa pascal. O sentimento de exultação solene e fortes contrastes de texto estão em todo o caso para a ocasião e certamente sabe como usar Cantor.  

O trabalho é para coro contralto, 
trompete, oboé, fagote, cordas e contínuo,
e consiste em seis movimentos.
 
O coro grande abertura
é similar ao Oratório de Natal:

A primeira seção do brilhantismo instrumental e vocal notável, apresenta questões e poderoso escalas jubilant traduzir adequadamente o tema da Ressurreição. Na seção média e diminui o ritmo de escrita diatônica é substituído por um cromatismo negrito. 

Esta segunda seção é principalmente um dueto de alto e baixo, uma intervenção vigorosa de todas as vozes brevemente interrompida. Um recitativo curta leva a ária bass esplêndido, em que não Bach só retorna aos gramados e ritmo, mas também o acento coro de abertura exultantes. 
 
O quarto movimento é um diálogo entre Fear (contralto) e Esperança (tenor).  

É um recitativo elaborado
com uma seção central 
(arianos) como um duo. 
 
Após a alegria da Ressurreição, a inclusão desse diálogo é justificado pela referência à história do Evangelho, onde Jesus na estrada para Emaús, confortado por dois homens, com a alma confuso e doloroso falar da morte "que ia redimir Israel. "  

Medo e esperança de voltar a falar com o dueto de alto e tenor (V), a página afável que melhora um tratado solo de violino. No coral conclusivo, a melodia é um hino medieval para a Páscoa do tempo e do Aleluia texto, terceiro verso de um coral luterano tradicional.

Julio Sánchez Reyes  
Copyright 2000-2007 - Todos os direitos reservados - 
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

GOTTFRIED WILHELM LEIBINIZ

 




Gottfried Wilhelm Leibniz 
(1646- 1716) nasceu no dia primeiro de julho, 
na cidade alemã de Leipzig.



Era filho de um professor de filosofia moral. Sua família era de origem eslava. Criança ainda, explorava a biblioteca do pai. Viu os autores antigos e escolásticos. Tomou contato com Platão e Aristóteles. Com quinze anos começou a ler os filósofos modernos. Bacon, Descartes, Hobbes e Galileu.

Leibniz foi de um espírito universal, 
muito inteligente, que revelou aptidão 
e genialidade em diversos campos.

Bertrand Russel fala que era admirável, mas não como pessoa; pois escreveu para ser popular e agradar os princípes. Cursou filosofia na cidade natal, matemática em Jena, com vinte anos. Cursou também jurisprudência em Altdorf. Em 1663, aluno da faculdade de filosofia, escreveu um trabalho sobre individualização.

        Influenciado pelo mecanicismo de Descartes, que mais tarde refutou, expôs suas idéias em um livro, onde associava a filosofia e a matemática. Esboçou as primeiras considerações do que viria a ser sua grande descoberta matemática: o cálculo infinitesimal. Leibniz o desenvolveu na mesma época que Newton, um pouco depois...

        ... Leibniz era a favor da união das igrejas. Foi sócio da academia científica de Paris e de Berlim, que fundou...
        ... Dentre as muitas obras de Leibniz se destacam: 
  • Discurso da Metafísica
  • Novos ensaios sobre o entendimento humano (resposta a Locke), Sobre a origem das coisas, Sobre o verdadeiro método da filosofia
  • Teologia e correspondência.
        ... Leibniz identificou a percepção_inconsciente na natureza humana. É aquele estado de consciência no qual a alma fica sem perceber nada distintamente, nós não nos recordamos do que vivemos. Certamente Leibiniz falava daquela estado especial de não entendimento e não associação em que a alma fica "amorfa". Mas tal estado não é duradouro, enquanto estamos nele, parecemos as mônadas...



 
 

  

        ... Na sua visão da existência de uma “característica universal”, Leibniz encontrava-se dois séculos à frente de sua época, no que concerne à matemática e à lógica.
        ... Leibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações.

 
        Leibniz continuou a aperfeiçoar seu sistema metafísico na década de 1680, tentando reduzir o raciocínio a uma álgebra do pensamento. Leibniz publicou Meditationes de Cognitione, Veritate et Ideis (Reflexões sobre Conhecimento, Verdade e Idéias) que esclarecia sua teoria sobre o conhecimento. Em fevereiro de 1686 Leibniz escreveu seu Discours de métaphysique (Tratado sobre Metafísica).


Em 1666 escreveu De Arte Combinatoria no qual formulou um modelo que é o precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores. 

        Em 1671 ele publica sua Hypothesis physica nova, em duas partes, contendo suas reflexões sobre a difícil teoria do ponto, relacionada a problemas na ótica, espaço e movimento. Ele afirma que o movimento depende, como na teoria do astrônomo alemão Johannes Kepler, da ação de um espírito (Deus). Suas especulações de então levaram-no a situar a alma em um ponto - o que depois desenvolveria como idéia de "mônadas" - e a desenvolver o princípio da razão suficiente (nada acontece sem uma razão).


        Neste inicio do terceiro milênio, quando os países europeus lançam-se em enormes esforços para solidificar uma unidade continental, o nome do filósofo alemão Leibniz veio a memória de muitos como um dos primeiros pensadores que, como diplomata e homem de letras, procurou encontrar caminhos que levassem os soberanos europeus a tentarem uma unidade qualquer para o futuro, para assim evitar-se as guerras intestinas que tantas vezes devastaram a Europa. Como se viu, poucos o escutaram e nenhum o seguiu.


        A monadalogia ( do grego monas = unidade) exprime a concepção original de Leibniz sobre a natureza das coisas. "O universo é considerado uma ordenação de mônadas, isto é, de centros espirituais dinâmicos, em que se compenetram, misteriosamente, individualidade e substancialidade. Cada mônada é um espelho do mundo e, simultaneamente, uma criação original indestrutível, dotada de tendências ou mesmo de acção. O seu lugar na ordem hierárquica determina-se pelo grau de clareza e distinção com que consegue representar o universo" (F.Heinnemann).  Deus é a mónada original, criador da infinidade das mônadas que compõem o mundo.  


Fontes
www.Guia.heu.nom.br
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

ESTRUTURA DA MENTE HUMANA



Para fins meramente didáticos, podemos subdividir a mente em:
  • Nos lobos frontais recebemos os «estímulos do futuro», 
  • no córtex abrigamos as «sugestões do presente», 
  • e no sistema nervoso, propriamente dito, arquivamos as «lembranças do passado».
Consciente         = Presente  => Telencéfalo (Córtex cerebral)
 
        Na região do córtex_motor, zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos, temos o cérebro desenvolvido, consubstanciando as energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser.
[25 - páginas 46 / 47] - André Luiz  
        ...sede do esforço próprio, desenvolvimento da vontade.
[25 - página 49] - André Luiz

        O Eu exterior (a consciência exterior clara).
        A consciência é conquista, é prêmio aos imensos esforços
Subconsciente    = Passado  => Diencéfalo; Mesencéfalo; Rombencéfalo
 
        No sistema nervoso, temos o cérebro inicial
        Figuremo-lo como sendo o porão da individualidade, onde arquivamos todas as experiências e registramos os menores fatos da vida.
[25 - páginas 46 / 47] André Luiz  
        ...esfera dos impulsos instintivos, onde se arquivam todas as experiências da animalidade anterior. (Inconsciente)
[25 - página 49] André Luiz

        Consciência interior latente, uma consciência mais profunda que a normal, onde se encontram as causas de muitos fenômenos inexplicáveis para vós.
        ...olhais admirados tantas coisas que afloram de vossa consciência mais profunda, sem poderdes descobrir as origens: 
        Daí nascem irresistíveis todas as maiores afirmações de vossa personalidade. Aí está o vosso verdadeiro e eterno Eu. Não o Eu exterior, aquele que sentes mais quando estais no corpo, aquele Eu que é filho da matéria e que morre com ela.


Subconsciente, isto é, cérebro do corpo fluídico.
Martins Peralva, no livro "Estudando a Mediunidade"
Superconsciente = Futuro     => Lobos frontais (no Telencéfalo)
 
        Nos planos dos lobos_frontais, silenciosos ainda para a investigação científica do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos gradualmente, no esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo divino em evolução.
        ...onde situamos as concepções superiores. 
[25 - página 49] André Luiz

        Quando o Eu exterior ( consciência exterior clara) expandir-se no contínuo evolver da vida, aprofundar-se para a consciência interior latente que tende a vir à tona e a revelar-se. 
        Os dois pólos do ser — consciência exterior clara  e  consciência interior latente — tendem a fundir-se. A consciência clara experimenta, assimila, imerge na consciência os produtos assimilados através do movimento da vida — destilação de valores, automatismos, que constituirão os instintos do futuro. Assim expande-se a personalidade com essas incessantes trocas e se realiza o grande objetivo da vida. Quando a consciência latente tiver se tornado clara e o Eu tiver pleno conhecimento de si mesmo, o homem terá vencido a morte.

        De forma resumida, pode-se dizer que as descrições mais convencionais apontam a consciência [1] como sendo uma propriedade emergente das atividades computacionais realizadas pelas redes de neurônios que constituem o cérebro. O cérebro é visto essencialmente como um "computador" para o qual as excitações neurais (correspondentes à atividade sináptica) seriam os estados de informação fundamentais (equivalentes aos bits). A partir dessa visão, certos padrões de atividades neurais teriam estados mentais correlatos, sendo que oscilações sincronizadas no tálamo e no córtex_cerebral produziriam uma conexão temporária dessas informações e a consciência surgiria como uma propriedade nova e singular, emergente da complexidade computacional das redes neurais atuando em sincronia.

[1] Obviamente, palavra "consciência" é empregada aqui no sentido neuropsicológico, não no sentido moral.

Veja-se, por exemplo, o artigo "Consciousness and Complexity", de G. Tononi e G. M. Edelman, publicado na revista Science, vol.282, pp.1846-51 (1998). G. M. Edelman foi ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1972.


        Corpos sólidos, líquidos, gasosos, fluidos densos e radiantes, energias sutis, raios de variadas espécies e poderes ocultos tecem a rede em que a nossa consciência se desenvolve, na expansão para a imortalidade gloriosa.

Emmanuel - (Roteiro)  [55 - página 46]
Um dia, compreenderá o homem comum a importância do pensamento. Por agora, é muito difícil revelar-lhe o sublime poder da mente.

[16a - página 308] - André Luiz
       Nossa mente é, destarte, um núcleo de forças inteligentes, gerando plasmas_sutil que, a exteriorizar-se incessantemente de nós, oferece recursos de objetividade às figuras de nossa imaginação, sob o comando de nossos próprios desígnios.

 (Ver: Ideoplastia )

Ver "processo mental" em: Origem e destino do espírito

  1. A mente é dínamo gerador de energia de difícil catalogação, que se expressa automaticamente, conforme o conteúdo emocional de que se reveste. 
  2. Exteriorização do Espírito, é interpretada pelo cérebro que a transforma em idéia, tornando-a veículo de comunicação e de expressão variadas. 
  3. Força irradiante, o seu teor vibratório resulta dos sentimentos daquele que a emite. 
  4. O Universo é o resultado da Mente divina que não cessa de agir positivamente. 
JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco
 
Nossa mente é um ponto espiritual limitado, a desenvolver-se em conhecimento e amor, na espiritualidade infinita e gloriosa de Deus.

        A  mente é o espelho da vida em toda a parte. Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.
  • Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto
  • nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência
  • e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.
        Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos impelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
A energia mental é o fermento vivo que improvisa, altera, constringe, alarga, assimila, desassimila, integra, pulveriza ou recompõe a matéria em todas as dimensões.
Emmanuel - (Roteiro)  [55 - página 147]
(Ver: Fluido vivo )
        mente humana, ainda que indefinível pela conceituação científica limitada, na Terra, é o centro de toda manifestação vital no planeta.  Cada órgão, cada glândula, integra o quadro de serviço da máquina sublime, construída no molde sutil do corpo espiritual preexistente. Cada célula é minúsculo motor, trabalhando ao impulso mental

ANDRÉ LUIZ - Psicografado por Francisco Cândido Xavier 
         Não ignoras que a modificação do plano mental das criaturas ninguém jamais a impõe: 
  • é fruto de tempo, 
  • de esforço, 
  • de evolução; e o edifício da sociedade humana, em o atual momento do mundo, vem sendo abalado nos próprios alicerces, compelindo imenso número de pessoas a imprevistas renovações. 
        Certo, não te surpreenderás se eu disser que, em face do surto da inteligência moderna, que embate na paralisia do sentimento, periclita a razão. O progresso material atordoa a alma do homem desatento. Grandes massas, há séculos, permanecem distanciadas da luz espiritual. A civilização puramente científica é um Saturno devorador, e a humanidade de agora se defronta com implacáveis exigências de acelerado crescer mental. Daí o agravo de obrigações no setor da assistência da espiritualidade. As necessidades de preparação do espírito intensificam-se em ritmo assustador.

Justapondo-se ao cérebro, a  mente surge como esfera de luz característica, oferecendo em cada companheiro determinado potencial de radiação. 

ANDRÉ LUIZ - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
        Em todo o cosmo celular agitam-se interruptores e condutores, elementos de emissão e de recepção.
        A mente é a orientadora desse universo microscópico, em que bilhões de corpúsculos e energias multiformes se consagram a seu serviço. Dela emanam as correntes da vontade, determinando vasta rede de estímulos, 
  • reagindo ante as exigências da paisagem externa, 
  • ou atendendo às sugestões das zonas interiores. 
        Colocada entre o objetivo e o subjetivo, é obrigada pela Divina Lei a:
  • aprender, 
  • verificar, 
  • escolher, 
  • repelir, 
  • aceitar, 
  • recolher, 
  • guardar, 
  • enriquecer-se, 
  • iluminar-se, 
  • progredir sempre. 
  1. Do plano objetivo, recebe-lhe os atritos e as influências da luta direta; 
  2. da esfera subjetiva, absorve-lhe a inspiração, mais ou menos intensa, das inteligências desencarnadas ou encarnadas que lhe são afins, e os resultados das criações mentais que lhe são peculiares. 
        Ainda que permaneça aparentemente estacionaria, a mente prossegue seu caminho, sem recuos, sob a indefectível atuação das forças visíveis ou das invisíveis.

        A mente está presente em todo o corpo e sabe se expressar também de modos não-cerebrais.  Por exemplo, as células têm sua forma própria de inteligência, os músculos guardam memórias emocionais, e a postura corporal pose ser determinante para o estado de espírito.
        Há na mente humana algo como uma tela receptiva por onde desfilam imagens e pensamentos. Algumas dessas imagens são de produção própria, outras apenas repetições. Cada idéia traz consigo certa quantidade de energia e causa determinada impressão sobre o nosso estado de espírito.  Esse, por sua vez, influencia o funcionamento de todo o corpo. 
        As idéias e impressões que habitam nosso mundo interior - mesmo que permaneçam inconscientes e não sejam projetadas na tela consciente - exercem forte influência sobre nós e estabelecem misteriosas relações com o mundo psicológico das outras pessoas.
        O ser humano tem a liberdade de controlar seus estados de espírito. A lei do carma ensina que cada homem é o absoluto legislador e diretor do seu destino. Há milhares de anos o indivíduo humano busca o autoconhecimento e aprimora suas técnicas de autocontrole para alcançar uma felicidade estável, que não dependa dos altos e baixos externos da vida. A religião, a filosofia, a arte e a psicologia vêm buscando essa meta há muito tempo e com êxito crescente. 

[Revista Planeta - FEV/2002]
Fonte:
Guia.heu.non.br
http://www.guia.heu.nom.br/mente.htm
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.