sábado, 6 de agosto de 2011

MOZART NO PORTAL SÃO FRANCISCO


Mozart   

"Gênio, divino, ideal, universal, incrível..." São alguns adjetivos impressos em W. A. Mozart, ditos por quem já ouviu uma de suas músicas, até mesmo por compositores renomados como o gênio musical alemão Ludwig van Beethoven.

Tantas expressões tornaram-se tão associadas ao seu nome que, nos fazem esquecer que Mozart foi um ser humano que lutou, riu, preocupou-se com dinheiro e gostava da companhia de amigos.

Teve uma infância prodigiosa, porém, quando adulto, sofreu humilhações, perdeu os pais ainda cedo e sofreu com a dor de perder vários filhos, além de ser massacrado com todo o tipo de doença, que acabaram por ceifar sua vida aos 35 anos de idade.

"O milagre que Deus permitiu nascer em Salzburgo": assim Leopold Mozart referia-se ao filho que veio ao mundo em 27 de janeiro de 1756 e foi batizado, no dia seguinte, com o nome de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Teophilus (ele sempre preferiu usar Amadeus, a forma latina de seu nome Teophilus). E não haverá quem discorde de Leopold.

Basta pensar que esse homem legou ao mundo uma música que, em seu filme Manhattan, Woody Allen enumerou entre as poucas razões para se acreditar que a vida faz sentido.
Mozart

Leopold nada via de impróprio na exploração do abençoado talento de seu filho e, desde setembro de 1761 — quando o apresentou em público, pela primeira vez, na Universidade de Salzburgo — o fez viajar incessantemente, sem se preocupar com o efeito exaustivo dessas peregrinações sobre a saúde e o desenvolvimento psicológico de um menino de pouco mais de 6 anos. 

É impressionante o número de cidades alemãs onde Wolfgang tocou, entre 9 de junho de 1763, quando partiram pela primeira vez, e 18 de novembro, data da chegada a Paris, grande centro musical que Leopold queria conquistar.

Ali surgiram as primeiras obras impressas, as Sonatas para violino e piano, K 6-8, e Mozart tocou para o rei Luís XV e a nobreza. 

A etapa seguinte foi Londres, onde o rei George III pediu ao filósofo Daines Barrington que examinasse a criança para descobrir a causa de seu prodigioso talento. 


Também conheceu Johann Christian Bach, filho de J. S. Bach, uma das influências mais fortes na formação de seu estilo. Mozart escreveu, então, suas primeiras sinfonias, de forma ainda muito tosca, aproveitando os dias em que Leopold estava doente. Ritmo tão pesado não poderia deixar de ter conseqüências para a saúde do menino.



Mozart

MOZART, Wolfgang Amadeus

Mozart talvez seja o mais popular dos músicos eruditos. Um verdadeiro gênio que, não obstante todas as dificuldades que atravessou em seus poucos anos de existência física, criou composições elegres que exaltam a vida. Uma ótima maneira de definir sua obra é a célebre sentença que diz que “quando os anjos tocam para Deus, eles tocam Bach; mas, quando tocam para seu próprio prazer, tocam Mozart”.

Invariavelmente a palavra “gênio” acompanha qualquer comentário sobre Mozart. Diz-se que seu primeiro concerto para cravo foi composto aos cinco anos, época em que começou a excursionar pela Europa com seu pai, Leopold, e sua irmã, cinco anos mais velha, Nännerl.

Leopold, Mozart e Nannerl
Leopold, Mozart e Nannerl


Wolfgang Amadeus Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart

“Por que ficar à toa em Salzburgo, quando tenho um milagre a mostrar ao mundo?”, perguntava-se Leopold, segundo mestre-de-capela em sua cidade, referindo-se ao filho.

Joannes Chrysostomus Wofgangus Theophilus, que ficaria conhecido como Wolfgang Amadeus Mozart, nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Conta-se que num domingo, ao voltar da missa com o amigo trompetista Andreas Schachtner, Leopold encontra o filho, todo manchado de tinta, a rabiscar furiosamente suas folhas de partitura. Quando ia repreendê-lo, percebeu que o menino havia composto um concerto para cravo. “Mas isso não é muito difícil de interpretar?”, pergunta o pai.

Mozart responde que não e senta-se imediatamenet ao piano para demonstrar. Em outra ocasião, Leopold e Schachtner tentavam interpretar um trio a dois, quando Mozart pediu para participar, dizendo que para ser segundo violino não precisava aprender nada. E provou o que dizia.

Mozart jamais foi à escola ou teve outro professor que não o próprio pai. Com apenas sete anos já compõe e toca cravo, órgão e violino. Já havia passado por Viena e tocado para o Imperador Francisco I, que o chamou de pequeno mágico, e no Palácio de versalhes, em Paris. Em abril de 1764 a família segue para Londres, onde Mozart compõe sua primeira sinfonia. É neste período que, influenciado por Johann Christian Bach (filho de Johann Sebastian Bach), Mozart se apaixona pela ópera italiana.

Entre meados de 1765 e final de 1766, os Mozart atravessam a Europa: Inglaterra, França, Bélgica, Holanda. Suíça e Alemanha. Em 1768, já de volta a Viena, compõe sua primeira ópera bufa, La Finta Semplice, aos 12 anos. No ano seguinte faz sucesso pela Itália. Na Capela Sistina, Mozart ouve um dos corais mais célebres da Europa, o Miserere, de Allegri. 

A composição era guardada em segredo e os próprios cantores eram proibidos de transcrevê-la sob pena de excomunhão. Com apenas uma audição, Mozart memoriza as nove vozes e as coloca no papel. O Papa parece não se incomodar e ainda lhe concede o título de Cavaleiro da Ordem da Espora de Ouro.
Aos 16 anos, Mozart já havia composto mais de 200 obras. 

Em 1771, Salzburgo torna-se definitivamente um lugar impróprio para os Mozart. 

O destino será Viena, mas antes disso, Mozart sofre algumas provações.
Aos 22 anos, em Mannheim, apaixona-se por Aloysia Weber, a mais velha de quatro irmãs, filha de um pobre contra-regra de teatro. Leopold, precavido, manda-o acompanhar a mãe em uma viagem a Paris. 

Além de encontrar poucos salões abertos ao seu trabalho, Mozart perde a mãe, que repentinamente adoece e morre. Na volta a Salzburgo, passa por Mannheim, mas não encontra mais os Weber. Em Munique, Aloysia, empregada e com um bom salário, mostra que Mozart não tem condições de casar com ela. Um ano depois, dá o golpe de misericórdia, casando-se com Joseph Lange, pintor e ator.

Fascinado pelo mito do eterno amante, Mozart compõe e experimenta a vida amorosa, incluindo em sua galeria de conquistas sua prima Bäsle. Em 1781, muda-se para Viena e retoma contato com a família Weber. 

O pai das meninas morrera e a mãe trata de enredar Mozart com a terceira filha, Constanze, com quem se casaria em agosto do ano seguinte. Ficaram juntos por nove anos e meio, até a morte de Mozart, que aconteceu nas primeiras horas do dia 5 de dezembro de 1791. Ele tinha apenas 35 anos, mas muitos consideram um verdadeiro milagre ele ter chegado a esta idade, já que, com sua vida errante, tivera as piores doenças daquela época.

Deixou 626 peças catalogadas por Köchel (o famoso K que acompanha todos os seus títulos). Diz-se que somente um cachorro acompanhou seu enterro, feito como indigente em uma cova comum. A teoria de que Salieri, que era Kapellmeister da Corte em Viena quando Mozart por lá chegou, o teria envenenado ganhou corpo na época e foi reacendida quando em 1823, já aos 70 anos, Salieri tenta o suicídio e diz ter assassinado Mozart.
Fonte: certasmusicas.digi.com.br
Mozart

Mozart jamais foi à escola ou teve outro professor que não o próprio pai. Com apenas sete anos já compõe e toca cravo, órgão e violino. Já havia passado por Viena e tocado para o Imperador Francisco I, que o chamou de pequeno mágico, e no Palácio de Versalhes, em Paris. Em abril de 1764 a família segue para Londres, onde Mozart compõe sua primeira sinfonia. É neste período que, influenciado por Johann Christian Bach (filho de Johann Sebastian Bach), Mozart se apaixona pela ópera italiana.

Entre meados de 1765 e final de 1766, os Mozart atravessam a Europa: Inglaterra, França, Bélgica, Holanda. Suíça e Alemanha. Em 1768, já de volta a Viena, compõe sua primeira ópera bufa, La Finta Semplice, aos 12 anos. No ano seguinte faz sucesso pela Itália. 

Na Capela Sistina, Mozart ouve um dos corais mais célebres da Europa, o Miserere, de Allegri. A composição era guardada em segredo e os próprios cantores eram proibidos de transcrevê-la sob pena de excomunhão. Com apenas uma audição, Mozart memoriza as nove vozes e as coloca no papel.

O Papa parece não se incomodar 
e ainda lhe concede o título 
de Cavaleiro da Ordem da Espora de Ouro.

Aos 16 anos, Mozart já havia composto mais de 200 obras. Em 1771, Salzburgo torna-se definitivamente um lugar impróprio para os Mozart.
O destino será Viena, mas antes disso, Mozart sofre algumas provações. 

Aos 22 anos, em Mannheim, apaixona-se por Aloysia Weber, a mais velha de quatro irmãs, filha de um pobre contra-regra de teatro. Leopold, precavido, manda-o acompanhar a mãe em uma viagem a Paris. 

Mozart

Além de encontrar poucos salões abertos ao seu trabalho, Mozart perde a mãe, que repentinamente adoece e morre. Na volta a Salzburgo, passa por Mannheim, mas não encontra mais os Weber.

Em Munique, Aloysia, empregada e com um bom salário, mostra que Mozart não tem condições de casar com ela. Um ano depois, dá o golpe de misericórdia, casando-se com Joseph Lange, pintor e ator.

Fascinado pelo mito do eterno amante, Mozart compõe e experimenta a vida amorosa, incluindo em sua galeria de conquistas sua prima Bäsle. Em 1781, muda-se para Viena e retoma contato com a família Weber. 

Deixou 626 peças catalogadas por Köchel (o famoso K que acompanha todos os seus títulos). Diz-se que somente um cachorro acompanhou seu enterro, feito como indigente em uma cova comum. 

A teoria de que Salieri, que era Kapellmeister da Corte em Viena quando Mozart por lá chegou, o teria envenenado ganhou corpo na época e foi reacendida quando em 1823, já aos 70 anos, Salieri tenta o suicídio e diz ter assassinado Mozart.
Fonte: www.movieguide.com.br   

Wolfgang Amadeus Mozart 1789
Wolfgang Amadeus Mozart 1789

OBRAS

Mozart, Haydn e Beethoven são os grandes pilares do classicismo. Mas, enquanto Haydn, mais velho, pioneiro e iniciador, tinha um pé no barroco, e Beethoven, mais novo, ampliador e revolucionário, tinha um pé no romantismo, Mozart é o elemento central do período. Schumann costumava dizer que "Mozart é a Grécia da música" e a frase não poderia estar mais correta.
Se Mozart não tivesse existido, a segunda metade do século XVIII poderia até ser considerada apenas uma fase de transição.
Mozart
Piano de Mozart


A obra mozartiana representa, 
então, a maturidade do estilo clássico,
e sua expressão mais pura e elevada.

Entretanto, Mozart foi ainda além. Ele estava longe de ser uma personalidade frívola e despreocupada como uma criança, como se acreditou até algum tempo atrás.
Mozart era uma pessoa extremamente angustiada e irrequieta em busca de seu "eu". "Em Salzburgo, não sei quem sou, eu sou tudo e também muitas vezes nada.

Mozart
Cravo de Mozart

Eu não peço tanto, mas tão pouco assim também não: basta-me ser somente alguma coisa!", reclamou ao pai, quanto tinha 17 anos. Mais velho, encontrou sua resposta na maçonaria, mas toda a sua obra reflete essa busca interior.
Como escreveram Jean e Brigitte Massin, "é essa busca que faz de Mozart o primeiro dos gênios musicais de nossa modernidade mental".

Ao mesmo tempo, portanto, Mozart consegue ser, dos clássicos, o mais clássico e também o mais romântico. Em sua obra, o formalismo, a frivolidade e a superficialidade unem-se à expressividade, à subjetividade, ao sentimento.
É uma grande contradição que Mozart trata sempre do modo mais harmonioso possível. O resultado é uma obra sublime e apaixonante, que nunca deixa de envolver o ouvinte.

Os gêneros mozartianos por natureza são dois: o concerto, principalmente para piano, e a ópera. Mas ele cultivou também todos as formas musicais de sua época, em uma produção vastíssima (622 obras) para uma vida tão curta, de apenas 35 anos.

SINFONIAS

Mozart escreveu 41 sinfonias. As primeiras são, em geral, obras bastante curtas, em três movimentos. Dessa fase inicial, destaca-se a Sinfonia no. 25, justamente uma das pioneiras a incluir um minueto entre o movimento lento e o Finale. O início dessa sinfonia original é bastante vigoroso e tenso, e tornou-se famoso.

Outra peça-chave na produção sinfônica mozartiana é a Sinfonia no. 35, “Haffner”.
Ela é a primeira sinfonia composta em Viena, e a partir desta, só aparecerão obras-primas: a Sinfonia no. 36, “Linz”, e as três últimas, a Sinfonia no. 39, K. 543, a célebre e feérica Sinfonia no. 40, K. 550 e a Sinfonia no. 41, “Júpiter”, considerada a maior de todas. Só pela última trilogia (que, aliás, foi composta para um concerto depois cancelado por falta de público), Mozart garantiria lugar como grande precursor de Beethoven.

SERENATAS

Música de entrenimento é um gênero recorrente na obra mozartiana. Isso se deve, principalmente ao seu período na corte de Salzburgo, quando lhe era constantemente solicitada a composição de serenatas e divertimentos, música leve para animar festas, bailes e comemorações.

A mais conhecida peça do gênero é a Serenata em Sol Maior, K. 525, mais conhecida como “Eine Kleine Nachtmusik” [Pequena Serenata Noturna], cujas primeiras notas ficaram tão famosas que se tornaram algo como a assinatura de Mozart para o ouvinte comum. Também são célebres a Serenata K. 239, Serenata Noturna, e a Serenata K. 250, “Haffner”. Entre os divertimentos, poderíamos destacar o K. 251, em ré maior.

MÚSICA DE CÂMARA

Haydn foi o grande responsável pela criação e consolidação da música de câmara clássica - isto é, aquela que gira em torno do quarteto de cordas e da forma-sonata. Mozart levou isso adiante, e sentiu-se sempre devedor do mestre.
Tanto que suas maiores obras-primas no gênero são dedicadas a ele: os seis quartetos, compostos em 1785. O último deles, K. 465, em dó maior, conhecido como o “Quarteto das Dissonâncias”, é o mais célebre deles, tanto pela "dissonância" inicial como pelo sublime movimento lento.

Mozart também tentou outras formações instrumentais e praticamente inventou uma: o quarteto com piano. Ele escreveu dois deles, e o primeiro, K. 478, é o mais importante.
No campo dos quintetos, Mozart compôs dois exemplares famosos: o Quinteto de Cordas K. 515 e o Quinteto para Clarineta K. 581.

MÚSICA INSTRUMENTAL

Mozart era um grande virtuose do piano, e não poderia esquecer seu instrumento predileto. Além da Sonata em lá menor, K. 331, a do famosíssimo “Rondó alla Turca”, destacam-se as sonatas K. 310 (também em lá menor) e K. 457, em dó menor. Para violino e piano, são importantes as sonatas K. 454 e 526.

Entre as peças livres para piano, Mozart escreveu uma obra belíssima e altamente pessoal, a Fantasia em dó menor, K. 396. Composta em 1784, época em que estava apaixonado por Theresa von Trattner; a peça é uma confissão de seus sentimentos. Em muitos aspectos, é quase um prenúncio do romantismo.

MÚSICA SACRA

Mozart, que trabalhou um período da vida em um Estado papal, Salzburgo, tendo como patrão um Príncipe-Arcebispo, escreveu um bom número de peças destinadas à liturgia católica.

O Réquiem, sua última obra, é a maior representante do gênero. Ele impressiona pela nobreza, pela beleza dos temas e pela densidade. É companheira digna da “Paixão Segundo São Mateus”, de Bach, e da “Missa Solemnis” de Beethoven, pela grandiosidade e pelas profundas reflexões que provoca no ouvinte.

Mozart escreveu também duas importantes missas: a “Grande Missa” em dó menor (que ficou inacabada) e a “Missa da Coroação”. “Ave Verum”, obra coral de pequena proporção, porém de grande beleza, também se destaca entre a produção sacra mozartiana.

ÓPERAS

Mozart foi o maior compositor lírico de sua época e tinha grande senso dramático.
As óperas mozartianas são divididas em dois grupos: as menores, geralmente as primeiras de sua carreira, e as grandes, as óperas imortais.

Entre as primeiras, além das compostas quando muito jovem, estão “Mitridate re di Ponto”, “Lucio Silla”, “O Rei Pastor”, “Idomeneo” e “La Clemenza di Tito”. São obras que não negam a genialidade de Mozart, mas são relativamente tradicionais. Curiosamente, estas óperas foram a que receberam melhor acolhida do público em suas estréias.

O grupo das óperas imortais é composto pelos tradicionalmente eleitos "cinco pontos máximos" da dramaturgia mozartiana.
Em ordem cronológica: “Rapto do Serralho”, “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni”, “Così fan Tutte” e “A Flauta Mágica”. A última é considerada a maior delas, e uma das mais importantes óperas de todos os tempos. Como o “Rapto do Serralho”, é um “singspiel”, gênero alemão que alterna música com diálogos falados.

CONCERTOS

O concerto, especialmente para piano, em Mozart, tem papel e importância semelhante ao da sinfonia em Beethoven.
Mozart compôs concertos para piano em toda sua vida (ao todo, são 27), e praticamente criou o gênero, definindo seus moldes para os compositores seguintes.

Ele começou no gênero com apenas 9 anos, em um concerto baseado em três sonatas de Johann Christian Bach. Mas o primeiro concerto para piano realmente digno de nota é o de número 9, em mi bemol maior, K. 271, composto em 1777 para a pianista Jeunehomme. A dedicatória valeu o apelido do concerto, e até hoje ele é conhecido como Jeunehomme.

Já em Viena, Mozart compôs o Concerto no. 17, K. 453, que seria seguido de uma série de 14 concertos escritos entre 1784 e 1786. Entre eles, os de número 20, dramático, o famosíssimo 21 (cujo Andante foi usado no filme “Elvira Madigan”), o alegre e angelical 23 e o denso e quase sinfônico 24, em dó menor, talvez o maior de todos.

Para outros instrumentos, destacam-se os três primeiros concertos para violino (em especial o terceiro, K. 216), o quarto concerto para trompa, K. 495, o Concerto para Flauta e Harpa, K. 299, o Concerto para Flauta no. 1, K. 313, o Concerto para Fagote, K. 191, e o belíssimo Concerto para Clarineta, K. 622.

Mozart também escreveu obras de um gênero herdeiro do concerto grosso barroco: a sinfonia concertante, que equivale ao concerto para mais de um solista. A mais conhecida é a Sinfonia Concertante para Violino e Viola, K. 364, uma obra belíssima, profundamente pessoal e emocionante.
Fonte: www.interartemusica.com.br
 Mùsicas de Mozart
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Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Bach / Jan Hoffman / Jan Ekier, 1950: Concerto in C Minor For Two Pianos...

Enviado por em 05/08/2011
 
Polish pianists Jan Hoffman and Jan Ekier are soloists in this recording, which I believe dates to 1950, of the Bach C minor concerto for two pianos and orchestra, BWV 1060. Stanislaw Wislocki leads the Warsaw Philharmonic. From the LP you see above, issued in 1969 on the MHS label, MHS 1002.

Polonês pianistas Jan Hoffman e Jan Ekier são solistas nesta gravação, que eu acredito que data de 1950, do C Bach menores concerto para dois pianos e orquestra, BWV 1060. Stanislaw Wislocki conduz a Filarmônica de Varsóvia. A partir do LP que você vê acima, emitido em 1969 na etiqueta MHS, MHS 1002.

1. Allegro (00:01)
2. adágio
3. Allegro
A partir deste LP mesmo:

Bach, 1950: Concerto em Lá Menor para Quatro Pianos, BWV 1065 - Drzewiecki, Woytowicz, Hoffman, Ekier - http://www.youtube.com/watch?v=JAnf6BdpX8k
A Biblioteca do Congresso de listagem on-line para esta gravação é aqui

Bach, 1950: Concerto in A Minor For Four Pianos, BWV 1065 - Drzewiecki, Woytowicz, Hoffman, Ekier - http://www.youtube.com/watch?v=JAnf6BdpX8k

The Library of Congress online listing for this recording is here: http://lccn.loc.gov/79750757
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Concertos para dois cravos

  Concerto em C menor, BWV 1060

  1. Allegro
  2. Adágio
  3. Allegro
Pontuação: cravo I / II solo, violino I / II, viola , contínuo ( violoncelo , Violone )
Duração: c. 14 minutos
Enquanto a pontuação existente é na forma de um concerto para cravo e cordas, estudiosos Bach acreditam que ele seja uma transcrição de um concerto perdido duplo em D menor, um arranjo reconstruída deste concerto para dois violinos ou violino e oboé é classificado como BWV 1060R. [1] 

A maneira sutil e magistral em que o solo de mistura instrumentos com a orquestra marcas isso como uma das obras mais maduras de anos de Bach em Köthen. O movimento médio é um cantabile para os instrumentos solistas com acompanhamento orquestral.
Fonte:
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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A DISTINÇÃO ENTRE SÓCRATES E PLATÃO NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE





Autor: Rafael Rodrigues Pereira


Resumo: este artigo pretende discutir uma possível distinção feita por Nietzsche entre os pensamentos de Sócrates e de Platão. Para isso iremos nos basear, inicialmente, em alguns trechos de sua obra onde há uma separação explícita entre os dois autores. Em seguida procuraremos determinar que elementos são comumente associados por Nietzsche a cada pensamento, visando mostrar que o ataque empreendido pelo filósofo alemão ao socratismo-platonismo pode, na verdade, ser dividido em duas críticas distintas.
Palavras-chave: Nietzsche, Sócrates, Platão.

A DISTINÇÃO ENTRE SÓCRATES E PLATÃO
NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE


I - Introdução
A relação de Nietzsche com os gregos pode ser considerada ambígua: por um lado, o filósofo alemão os vê como um exemplo de cultura trágica, afirmadora da vida. Por outro, foi na Grécia clássica que se iniciou o movimento de decadência e niilismo que duraria até os nossos dias, movimento este encarnado, sobretudo, pelas figuras de Sócrates e Platão.

Podemos nos perguntar, no entanto, se esses dois filósofos representam para Nietzsche um único e mesmo pensamento, ou se haveria alguma diferença entre as críticas dirigidas a um e a outro. É isso o que este texto pretende discutir.

Para isso, partiremos de alguns trechos da obra de Nietzsche em que há uma separação explícita entre Sócrates e Platão, notadamente o aforismo 190 de Além do Bem e do Mal. Em seguida, procuraremos diferenciar os elementos que são comumente associados a cada um, visando estabelecer as principais divergências entre os ataques feitos ao socratismo e ao platonismo.


II - Plebe e nobreza.
A primeira vista, a diferenciação entre Sócrates e Platão não parece ser uma questão central para Nietzsche, pois é muito pouco abordada em sua obra. O autor alemão em geral se dirige ora a um filósofo, ora a outro, raramente falando dos dois ao mesmo tempo. No entanto, o próprio fato de Sócrates e Platão serem tratados isoladamente já sugere que possa haver, de fato, uma separação. Tentar determinar a natureza dessa distinção seria sem dúvida relevante, dado o peso que a crítica a esses pensamentos possui dentro da obra de Nietzsche, sendo portanto fundamental para a compreensão da sua relação com a cultura grega.

Essa questão adquire um interesse ainda maior se pensarmos na dificuldade de se estabelecer qualquer distinção entre Sócrates e Platão. Como se sabe, o primeiro não deixou nada escrito do próprio punho, e assim conhecemos seu pensamento sobretudo através de seu mais famoso discípulo. 

Ora, este último não se limitou a transmitir os ensinamentos do mestre, desenvolvendo sua própria filosofia, e, no entanto, manteve Sócrates como principal personagem de seus diálogos. Dessa forma, diferenciar um do outro é muito difícil, mesmo impossível categoricamente. Por isso é muito comum encontrarmos visões que confundem os dois, considerando, por exemplo, que Sócrates é um personagem fictício de Platão, ou que o pensamento deste último é na verdade o de Sócrates.1

Alguns poucos filósofos, talvez graças a uma opinião mais intuitiva e pessoal, chegam a estabelecer uma separação: um bom exemplo é Kierkegaard, que possuía uma visão bastante distinta de Sócrates.2 Podemos nos perguntar se esse também seria o caso de Nietzsche.

Como dissemos, o autor alemão não se ocupa muito desse assunto. Há, no entanto, alguns poucos trechos de sua obra em que temos uma comparação explícita. Um bom exemplo é o aforismo 190 de Além do Bem e do Mal:

Existe algo na moral de Platão que não pertence realmente a Platão, mas que se acha apenas em sua filosofia; quase se poderia dizer, apesar de Platão: trata-se do socratismo, para o qual ele realmente era nobre demais. 

“Ninguém quer fazer mal a si mesmo, 
por isso tudo ruim acontece involuntariamente. 
Pois o homem ruim é ruim apenas por erro;
se alguém o livra do erro, torna-o 
necessariamente - bom”. 

- Esta maneira de raciocinar cheira a plebe, que no mal agir enxerga apenas as conseqüências penosas, e verdadeiramente acredita que “é estúpido agir mal”; enquanto admite sem problemas a identidade de “bom” com “útil e agradável”. (...) Platão fez todo o possível para introduzir algo nobre e refinado ao interpretar a palavra do mestre, introduzindo sobretudo a si mesmo.3


A partir desse texto, podemos afirmar que Nietzsche não confunde Sócrates e Platão em um único pensamento. O ataque feito ao socratismo-platonismo poderia assim ser dividido em duas críticas distintas? É o que discutiremos a seguir.

No aforismo citado acima, a comparação entre os dois filósofos parece se basear sobretudo nas suas respectivas classes sociais. Trata-se de um raciocínio tipicamente nietzschiano, que faz uma distinção ética entre os tipos “vis” (escravos, plebe) e os tipos “nobres” (senhores, aristocratas). 

No primeiro ensaio da Genealogia da Moral há uma famosa diferenciação entre os dois pontos de vista: o escravo inicia a sua escala de valores designando como “mau” aqueles que o oprimem, os poderosos, e a partir daí institui como “bom” a antítese, ou seja, a si mesmo, o fraco e passivo. O inverso ocorre com os aristocratas, que inicialmente designam como “bom” a si mesmos, os poderosos, felizes e ativos, e a partir daí como “mau” aqueles que são impotentes e rancorosos.4

A distinção feita entre Sócrates e Platão, no trecho citado, parece seguir, portanto, essa concepção. Diga-se de passagem, Nietzsche está aqui se baseando em um fato histórico razoavelmente aceito: Sócrates era filho de uma parteira e de um escultor menor, e sua pobreza foi um dos argumentos usados em sua defesa na Apologia. Já Platão pertencia a uma das famílias mais influentes de Atenas.5

A origem “plebéia” de Sócrates é enfatizada por Nietzsche em outros momentos, como por exemplo em Crepúsculo dos Ídolos.6 Já o caráter “nobre” atribuído a Platão pode causar mais surpresa. De fato, o platonismo sempre foi associado à “moral dos escravos”, por exemplo através do cristianismo, apelidado por Nietzsche de “platonismo do povo”.7 

O idealismo platônico, ao criar um mundo transcendente superior ao terrestre, seria uma forma de niilismo, negando a vida em prol de valores que lhe seriam mais elevados.8

A “nobreza” de Platão, no entanto, é citada por Nietzsche em outros momentos, como por exemplo no aforismo 14 de Além do Bem e do Mal: “Inversamente, na oposição à evidência dos sentidos estava o encanto do modo platônico de pensar, que era um modo nobre de pensar”9 (não é difícil, diga-se de passagem, enxergar esse tipo de característica na obra de Platão - a sua República, por exemplo, é claramente aristocrática).

Como explicar essa aparente contradição na crítica de Nietzsche ao platonismo? A ênfase dada à origem “plebéia” de Sócrates poderia nos deixar tentados a atribuir o caráter “negativo” da filosofia de Platão a uma influência do mestre. Essa é, de fato, a tônica da maioria dos comentários de Nietzsche sobre a relação entre os dois filósofos. No aforismo 190 de Além do Bem e do Mal, como vimos, o socratismo é visto como um “corpo estranho” dentro da filosofia de Platão. 

Em O Nascimento da Tragédia, diz o autor que “O Sócrates moribundo tornou-se o novo e jamais visto ideal da nobre mocidade grega: mais do que todos, o típico jovem heleno, Platão, prostrou-se diante dessa imagem com toda a fervorosa entrega de sua alma apaixonada”.10 E, mais adiante: “(...) o jovem poeta trágico chamado Platão queimou, antes de tudo, os seus poemas, a fim de poder tornar-se discípulo de Sócrates”.11 Finalmente, ainda no mesmo capítulo, temos: “Essa foi a nova posição a que Platão, sob a pressão demoníaca de Sócrates, arrastou a poesia”.12

Outros trechos da fase “madura” de Nietzsche seguem a mesma linha. Em Humano, Demasiado Humano, por exemplo, temos: “Não é uma questão ociosa imaginar se Platão, permanecendo livre do encanto socrático, não teria encontrado um tipo ainda superior de homem filosófico, para nós perdido para sempre”.13 No aforismo 191 de Além do Bem e do Mal, o autor afirma que Platão seguiu a tendência socrática de conciliar instinto e razão, mas de forma mais inocente, pois era “despido da astúcia plebéia”.14

A “influência maligna” que Sócrates teria exercido sobre o nobre Platão é, portanto, um tema recorrente em Nietzsche. Mas esse aspecto será capaz de explicar, por si só, todo o caráter negativo atribuído ao platonismo? Acreditamos que não. O filósofo alemão não parece ser um daqueles que acreditam ser o mestre de Platão o verdadeiro autor do seu pensamento:15 de fato, em nenhum momento da obra de Nietzsche o Mundo das Idéias é atribuído a Sócrates.

No entanto, mesmo que se possa falar de um platonismo propriamente dito, o seu caráter decadente e niilista poderia ainda ser visto como uma má influência do socratismo. Acreditamos ser este um aspecto relevante, mas insuficiente. Sem o idealismo, sobraria muito pouco da filosofia platônica para ser caracterizada como “nobre”. O resultado dessa postura seria uma simplificação do problema, e uma diminuição grosseira da importância de Platão

Assim, acreditamos que a “nobreza” por vezes atribuída ao filósofo ateniense deve ser interpretada como uma das freqüentes ambigüidades da obra de Nietzsche, que pode ser encontrada, por exemplo, na figura de Cristo, muitas vezes também descrito dessa forma.16 Trata-se não necessariamente de uma incoerência do autor, mas de um desejo de conferir a um determinado tema o grau de complexidade que lhe é devido. Pelo período da história grega em que viveu, Platão não poderia, talvez, deixar de ser um decadente. Isso não impede, no entanto, que existam características aristocráticas em sua filosofia, até pela própria origem do autor.

Podemos considerar, assim, que os textos nos quais Nietzsche compara Sócrates com Platão não são suficientes para se estabelecer uma distinção entre seus pensamentos. Essas passagens, como vimos, opõem sobretudo as origens dos dois autores. Ora, o caráter “nobre” por vezes atribuído a Platão não muda a caracterização do platonismo como filosofia niilista e decadente. Como dissemos, interpretar esse sistema como uma mera variante do socratismo não nos parece uma boa solução, pois, além de simplificar o problema e diminuir a figura de Platão, não diferenciaria, obviamente, os dois pensamentos.

Os trechos citados acima, no entanto, têm o mérito de mostrar de forma explícita que os dois filósofos não se confundem para o autor alemão. A partir daí, podemos tentar estabelecer uma distinção mais consistente entre o platonismo e o socratismo na obra de Nietzsche, por exemplo investigando que elementos são comumente associados a cada pensamento.


III - Idealismo e racionalidade
Como dissemos anteriormente, em nenhum momento da obra de Nietzsche a Teoria das Formas - cerne de seu ataque ao platonismo - é atribuída a Sócrates. 

De fato, os elementos que acompanham as duas críticas não são os mesmos, e estão de acordo, diga-se de passagem, com uma separação “não-oficial” que com freqüência é feita entre Sócrates e Platão: ao primeiro atribui-se um pensamento mais informal, de caráter aberto e oral, que visa o aprimoramento do senso comum através da reflexão, gerando uma doutrina de caráter sobretudo moral. 

Já Platão, além da influência recebida do mestre, teria elaborado uma teoria mais formal e abrangente, caracterizada sobretudo pelo idealismo de seu Mundo das Idéias.17

Se observarmos os principais trechos em que Nietzsche ataca o socratismo - notadamente em O Nascimento da Tragédia, Crepúsculo dos Ídolos e Ecce Homo -, veremos que essa tendência se confirma: o enfoque desses textos é sempre a sobrevalorização da racionalidade e a moral plebéia. Para ilustrar esse ponto, citaremos algumas dessas passagens: 


A sabedoria instintiva mostra-se, nessa natureza tão inteiramente anormal, apenas para contrapor-se, aqui e ali, ao conhecer consciente, obstando-o. Enquanto, em todas as pessoas produtivas, o instinto é justamente a força afirmativa-criativa, e a consciência se conduz de maneira e crítica e dissuasora, em Sócrates é o instinto que se converte em crítico, a consciência em criador - uma verdadeira monstruosidade per defectum.18

Quisera adivinhar de que idiossincrasia pôde nascer a equação socrática: razão = virtude = felicidade, a mais extravagante das equações e contrária, em particular, a todos os instintos dos antigos helenos.19

Sócrates pela primeira vez reconhecido como instrumento da dissolução grega, como típico décadent. “Racionalidade” contra instinto. A “racionalidade” a todo preço como força perigosa, solapadora da vida!20

Já a crítica dirigida a Platão porta, em geral, sobre a questão do idealismo, muitas vezes associado ao cristianismo:


(...) - o instinto que degenera, que se volta contra a vida com subterrânea avidez de vingança (- o cristianismo, a filosofia de Schopenhauer, em certo sentido já a filosofia de Platão, o idealismo inteiro, como formas típicas) (...)21

Minha desconfiança em relação a Platão robustece-se cada vez mais. Parece-me que ele se desviou de todos os instintos fundamentais dos gregos; encontro-o tão impregnado de moral, tão cristão antes do cristianismo - já apresenta a idéia do bem como idéia superior - que me sinto tentado a empregar, antes de qualquer outro qualificativo que abranja todo o fenômeno o seguinte epíteto: Platão, ou a mais elevada farsa, ou melhor ainda: Platão, ou o idealismo.22

Platão é covarde diante da realidade
e por isso se refugia no ideal.23


A partir desses elementos, nos parece ser possível associar o socratismo e o platonismo a diferentes tipos de niilismo descritos por Nietzsche e comentados, por exemplo, por Gilles Deleuze. Esse será o critério de diferenciação que iremos propor.

Em Nietzsche e a Filosofia, Deleuze distingue três tipos de niilismo: negativo, reativo e passivo.24 O primeiro é associado ao cristianismo, e o segundo ao racionalismo científico moderno.25 O negativo consiste em negar a vida em prol de um mundo superior, encarnado pela figura de Deus. Com Sua morte, no entanto, surge um novo tipo de niilismo ateu, onde o homem torna-se o centro, e novos princípios como o progresso, a verdade científica, o aperfeiçoamento, a lógica utilitária e a felicidade tomam o lugar dos antigos valores transcendentes.

Outros comentadores de Nietzsche seguem a mesma linha, como por exemplo Keith Ansell-Pearson, para quem a ciência moderna destrói a crença em um “outro mundo”, mas gera uma ausência de significados que nada mais é do que uma outra forma de niilismo.26

Ora, como vimos, as críticas dirigidas a Sócrates enfatizam o seu racionalismo e “otimismo teórico”, descrito por Nietzsche como uma “inabalável fé de que o pensar, pelo fio condutor da causalidade, atinge até os abismos mais profundos do ser e que o pensar está em condições, não só de conhecê-lo, mas inclusive de corrigi-lo”.27 Trata-se de uma descrição que se aproxima muito da visão do filósofo sobre a ciência moderna.28 Em Além do Bem e do Mal, Sócrates é chamado de “o homem científico”.29

Já a crítica ao platonismo, como vimos, porta muito mais sobre a negação do real em prol de outro mundo, atitude idealista que, como vimos nos trechos citados, o próprio autor relaciona ao cristianismo (“Platão era cristão antes do cristianismo”, “O cristianismo é o platonismo do povo”, etc).

Podemos afirmar, assim, que para Nietzsche Sócrates e Platão são representantes e precursores de dois tipos diferentes de niilismo, chamados por Deleuze de “negativo” e “reativo”, antecipando por um lado o cristianismo e por outro o racionalismo moderno (muitas vezes chamado por Nietzsche de “civilização socrática”). Embora os dois estejam relacionados (pela época me que viveram e até por uma influência direta de Sócrates sobre Platão), trata-se, por assim dizer, de dois pilares distintos de um único grande problema: o niilismo e a decadência da civilização ocidental.

NOTAS
Ver, por exemplo, Paul Strathern, Sócrates em 90 minutos, p. 26. O autor comenta que muitos dos personagens citados no texto da República ainda estavam vivos quando o texto se tornou público, e assim desmentiriam Platão se o diálogo não tivesse realmente ocorrido, ou seja, se as principais idéias não fossem de Sócrates.
 Abstract: This article aims to draw a possible distinction made by Nietzsche between Socrates’ and Plato’s thinking. For that purpose, we will base ourselves, initially, on a few passages of his work, in which there is an explicit detachment between the two authors. Thereafter, we will seek to determine which elements Nietzsche usually associated to each train of thinking, intending to show that the attack undertaken by the German philosopher against the Platonic-Socratic philosophy may actually be divided into two distinct critiques.-  Keywords: Nietzsche, Socrates, Plato

Autor: Rafael Rodrigues Pereira

Mestrando pela PUC-RJ (departamento de Filosofia). 
Graduado em comunicação pela UFF e em filosofia pela UFRJ.

E-mail: rafaelrod@ig.com.br

 Fonte:
Revista Eletrônica Morpheus
http://www.unirio.br/morpheusonline/rafael%20rodrigues.htm
E-mail: rafaelrod@ig.com.br
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
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