sábado, 19 de julho de 2014

NARCISISMO E DEPRESSÃO: " O OLHAR DO OUTRO DEFINE QUEM EU SOU"



gravado em 23 de maio de 2014.





narcisismo e depressão,

com teresa pinheiro – confira o vídeo na íntegra


Narcisismo e depressão: “O olhar do outro define quem eu sou”

Em um período de perda da subjetividade, selfies e Big Brother são exemplos de que é preciso “provar” o tempo todo a própria existência, afirma a psicanalista Teresa Pinheiro durante o Café Filosófico CPFL

No mundo atual, não basta estar vivo: é preciso reafirmar a existência. “É como se precisássemos de provas de que existimos. Essas provas podem ser desde malhar cinco horas e chegar morrendo de dor para saber exatamente onde terminam os nossos músculos, como podem ser os ‘selfies’”, afirmou a psicanalista e pesquisadora da UFRJ Teresa Pinheiro durante o Café Filosófico CPFL que aconteceu no dia 23 de maio. (vídeo na íntegra abaixo)

“O selfie é uma forma de alimentar o olhar do outro e fazer com que o outro saiba que você visitou Estocolmo ou que você abraçou o Mickey. Como eu só existo pelo olhar do outro, eu preciso que o outro me veja o tempo todo e diga: “a foto com o Mickey ficou legal”, disse a especialista na palestra sobre “Narcisismo e depressão”, parte do módulo “O sofrimento humano nos tempos atuais”, sob curadoria da psicanalista e professora da UFRJ Regina Herzog.

Em sua apresentação, Pinheiro definiu o “ser narcísico” como alguém com “pele de criança e garra de gavião”. “Ele pode ser agressivo, mas é hipersensível. Quanto mais sofre mais arrogante fica. Até que ele não aguenta o sofrimento.”  A partir de sua experiência com jovens depressivos, a palestrante relatou haver uma característica comum entre eles: tinham poucas lembranças do passado e pouca projeção do futuro.

“Para eles só existia o presente. 
E uma narrativa muito imagética desse presente.”

A ausência dessa narrativa contínua, analisou, coincide com um período de perda da subjetividade do individuo, resultado das transformações sociais acumuladas nos últimos anos e da dissolução de referências. Sem essa narrativa, explica, o adolescente passa a relacionar a imagem do “homem de sucesso” como um produto do acaso. “Para alguns pacientes, a fonte de angústia e da depressão é que tudo está fora deles, e tudo passava pelo olhar, pela imagem. Que imagem eu tenho? Como o outro me vê? O que eu posso suscitar no outro? É algo que não sei o que é, mas que me é fundamental. O que esse outro vê, como ele me vê e o que eu suscito nele é o que eu sou. Isso é o avesso da interioridade.”
Confira os principais trechos da palestra:

Mudanças e perda de referências
O mundo mudou de forma radical e numa velocidade sem precedentes, sobretudo a partir do surgimento da pílula anticoncepcional, que desarticulou a sexualidade da ideia de procriação. Isso revolucionou a relação do sujeito com a sexualidade, principalmente as mulheres. A partir de então o movimento feminista passou a lutar para que as mulheres tivessem liberdade, mas não foi inventado um novo homem. Ele é acusado machista, mas não se sabe qual homem seria o modelo ideal da contemporaneidade. Os homens, por sua vez, não foram à luta para inventar este modelo.

Antes as referências externas eram muito estáveis. O sujeito entrava na firma como boy, ficava lá por 35 anos, subia, e a história dele era a história desse trabalho. Minha avó, por sua vez, sabia o que era ser uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa filha, mesmo que ela não fosse. Esses conceitos eram muito fechados. Num determinado momento, isso se perdeu, porque esses conceitos estavam amarrados a um tipo de relação com o tempo, de família e produção, que mudou. E as referências passaram a ser internas. O que é certo e o que é errado se tornou uma questão individual. Com isso, a ideia do coletivo se esfacela, e isso não é culpa da internet. A internet democratizou muita coisa. A informação deixou de ser algo pertencente a uma elite X, Y e Z. Todo mundo tem direito. A relação com o tempo é a consequência da relação com o tempo que mudou. A ideia de saudade e de reencontro mudou. Você encontra pessoas que você não via há um tempão pelo Facebook. Você não perde as pessoas de vista. Ao mesmo tempo, não é preciso mais ter memória. Essa ideia do intelectual que acumula saber não existe mais. A ideia de acumulação do saber desapareceu. Pra que decorar conhecimento? Não é preciso, desde que tenha um bom smartphone.

Transtornos da contemporaneidade
Os transtornos são uma reação a um tempo, como era a histeria em um tempo da repressão ao sexo. Hoje é uma reação à pressão pela espontaneidade. A depressão, a inibição, as fobias sociais são uma reação a isso. Os sintomas dessa época são os sintomas da oposição a essa exigência da sociedade.

Jovens sem dimensão do futuro
O adolescente acha que a imagem do homem de sucesso vai cair do céu. Para ele, é algo que simplesmente acontece, e só depende de sorte, ou se ele é bonitinho ou se está bem arrumado. E, como o futuro não acontece no dia seguinte, ele se deprime. Para ele o tempo é algo intervalado. É uma sucessão de fatos. E acontecem independentemente deles. Ele não é o agente da própria vida, do próprio destino. É só alguma coisa que pode dar certo ou pode dar errado. (…) Quando voltei da Europa, comecei a atender jovens e percebi que eles eram levados por uma grande angústia. Tinham uma crise de ansiedade ou estavam muito deprimidos. Me chamava a atenção o fato de que, para eles, não havia dimensão de futuro. Do passado eles se lembravam pouco. Tinham uma ideia aqui, uma imagem ali, mas nada muito valorizado. Existia o presente e uma narrativa muito imagética desse presente. E me perguntava se a psicanalise serviria para essas pessoas. O modelo de histeria não servia.

Nosso bebê, nosso herói
Era preciso pensar em uma alternativa. Foi quando recorri a um texto de Freud, de 1914, chamado Introdução ao Narcisismo. No fim do texto, ele fala sobre Sua Majestade, o Bebê. Segundo ele, o bebê é investido de figuras parentais. É ele quem vai indenizar os pais. “Ela vai ser a princesa, ele vai ser um heroi”. E vão cumprir um projeto dos pais, vão passar pelas dificuldades incólumes, como eles não passaram. Isso cria uma onipotência narcísica, um bebê que cresce achando que pode tudo, e que é falado o tempo todo pelos pais, não só sobre o que vai ser no futuro, mas terá atributos: tem a testa do tio, o mau humor da vó. Vai ser, enfim, um bebê falado. Mas ele é um bebe que não fala. Vão dizer coisas dele que ninguém sabe se ele são verdades. Ele é, portanto, um bebê inventado. Freud afirma, assim, que a subjetividade humana é inventada pelos adultos. Inventa-se a possibilidade de se projetar no futuro, como alguém que se desenvolve, como um personagem de Shakespeare. Mas e quando isso não acontece? Será que no mundo de hoje a gente consegue idealizar TANTO uma criança? Ou já fomos tão marcados pela limitação do prazer que a gente sabe que essa projeção é impossível? E o que isso acarreta de diferença daquele bebê que ia ser um heroi? O heroi representa algo para nós? Tem algum valor? A princesa não tem nenhum…

Corpo e exterioridade
Quando Freud fala dessa criança onipotente, ele diz: os pais vão ter de cortar as asas delas em algum momento. Se a criança tentar pular da janela, vão aparecer 30 pessoas para dizer: “você vai morrer”. Pronto: acabou a onipotência. E a criança percebe que ela é mortal. Essa consciência, nessa hora que a gente se percebe mortal, faz a gente entrar na roda do tempo. É a hora que a gente se dá conta de que a gente tem uma vida. Quando usei a ideia de narcisismo, a hipótese é que este saber eu só suporto se for transitório. Para poder lidar com isso, vamos criar uma série de mecanismos. E vou pensar: lá na frente eu vou ser o que eu quero. Vou morrer, ok, mas vou conseguir isso, construir aquilo. E vou pensar que, tempos atrás, eu fui uma criança que teve uma porção de coisas. Mas, nos pacientes, percebi duas coisas distintas. Para parte deles, essa construção narcísica não foi feita. Então o sujeito não tem esse bebê onipotente a quem possa recorrer na hora de desespero. Ele nunca foi inflacionado (de perspectivas adultas).

O segundo caso é a ideia da depressão de “alguma coisa que eu perdi daquilo que eu fui e que eu não sei onde eu perdi que eu não sou mais”. É a ideia do sujeito do “eu fui uma criança espontânea, feliz, eu tinha um brilho que eu perdi. E eu não sei aonde eu perdi e quando eu perdi”. Quando voltamos a essas questões narcísicas atuais, percebemos que falta uma narrativa sobre as próprias emoções. Há uma dúvida sobre o que é amar, o que é paixão, o que é tristeza, o que é ansiedade. A maior parte vai parar no cardiologista. Acha que o que sente é o coração, que vai ter um infarto. Esse corpo não pertence a ele. Ao mesmo tempo, essas pessoas só falavam do corpo, da doença, do músculo que doía, do coração apertado. É um corpo estranho a eles, separado da mente. Eles falam sobre este corpo com a maior exterioridade.

Eu, projeção do outro
A fonte de angústia e da depressão, para alguns pacientes, é que tudo estava fora, e tudo passava pelo olhar, pela imagem. Que imagem eu tenho? Como o outro me vê? O que eu posso suscitar no outro? É algo que não sei o que é, mas que me é fundamental. O que esse outro vê, como ele me vê e o que eu suscito nele é o que eu sou. Isso é o avesso da interioridade do personagem shakespeariano. Esse eu passou a estar fora de mim. É alguém que afirma quem eu sou que passa a deter toda a verdade daquilo que eu sou. E eu não tenho eco interno pra rebater isso.
Esse personagem shakespeariano, preocupado com o que ele é, passa a ser o personagem preocupado com a imagem que ele tem.

Antidepressivos e o medo de sofrer
Em 2011, a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório em que previa que até 2020 a depressão seria a segunda maior causa de incapacidade no mundo. Só perderia para a isquemia cardíaca. Dos deprimidos, de 15 a 20% cometeriam suicídio. São dados catastróficos. Esse relatório não é exagerado. A medicação é um recurso, mas há uma procura abusiva. A gente vive uma época de remédios. Toma-se zinco, vitamina D…não é preciso nem ver o Sol. Os antidepressivos passaram a servir para tudo, até pra emagrecer e para curar dor muscular. Todas as tristezas são chamadas de depressão. É feio ficar triste. (…) Tem alguma coisa que é excessiva, ninguém quer sentir mais nada. Tem quem busca tratamento para superar a dor do pai que morreu aos 80 anos. É natural que ele fique triste, mas se der pra passar batido pela dor das perdas…que passe.

Alteridade ou barbárie
Em algum ponto da virada dos anos 70 e dos 80 pra cá se perdeu a ideia de bem comum. Só podemos pensar em pertencimento se pensarmos na ideia de bem comum. Só vamos nos colocar no lugar do outro quando imaginarmos o outro no nosso lugar. Quando rompo com a ideia de alteridade, entro na barbárie. Eu posso matar uma barata porque ela não tem subjetividade. O gato de casa tem subjetividade. Ele sente, sofre, se alegra, fica triste. Eu empresto toda a minha subjetividade a ele. Quando eu não empresto, eu posso matar. E posso fazer coisas horrorosas. O regime escravocrata foi montado nisso, na ideia de que o negro não tinha alma. Na Segunda Guerra Mundial foi a mesma coisa: os inimigos não são meus iguais, são diferentes.
Selfie
A gente passa por um período em que é preciso reafirmar a existência. É como se a gente precisasse de provas de que a gente existe. Essas provas podem ser: malhar cinco horas e chegar morrendo de dor porque eu sei exatamente onde terminam todos os meus músculos e eu existo. E podem ser os selfies. O selfie pode ser alimentar o olhar do outro. Com ele o outro vai saber que você visitou Estocolmo, que você abraçou o Mickey. É como se, com o outro sabendo, eu realmente tivesse feito. É uma segurança de que eu sou eu. Eu existo mesmo, não sou uma miragem.

E só existo pelo olhar do outro, e preciso que o outro me veja o tempo todo e diga: “a foto com o Mickey ficou legal”.

Big Brother
Uma vez me chamaram para falar sobre Big Brother, e isso me levou a assistir ao programa pela primeira vez. Por sorte, era uma final, ou semifinal, e eu fiquei impressionada com o quanto aquelas pessoas choravam. Tinha um quê de teatralidade naquilo: era preciso chorar muito para que os outros vissem que eles tinham emoção. Então, todos choram. Mas o que mais me impressionou foi que botaram uns eletrodos nos sujeitos para o (Pedro) Bial falar: “seu batimento está em 126. Sua emoção é muito grande”. Eu fiquei petrificada com aquilo. É como se a emoção, que não tem nome, tivesse um batimento cardíaco. É o que vai dizer que aquele sujeito sente alguma coisa. No fim, fiquei me perguntando se de uma maneira desajeitada o Big Brother não teria a função de dar nome a essas coisas. “Para você acreditar, eu mostro o batimento cardíaco pra mostrar que você definitivamente é uma pessoa que sente coisas. Não é ficção: isso está medido milimetricamente. Pode ter certeza de que você é um sujeito de emoções”. E aquelas pessoas, ao precisarem mostrar as suas emoções, nos faz pensam que elas não têm. São pessoas que têm a expectativa de sair de lá como pessoas de emoção, que sentem raiva, ciúmes, que ficam ofendidas, que são raivosas, capazes de se vingar. Coisas que, a principio, seriam banais.

Solidão e arrogância
É um sofrimento avassalador imaginar que você só pode contar com você. E que, se você pedir ajuda, você vai fracassar. Isso é de uma solidão…e é o grande termômetro dessa época. Podemos combater isso ensinando que a convivência com os outros pode ser prazerosa. Assim a ideia de solidão diminui. Todo mundo quer ser gostado, mas é como se as pessoas tivessem se esquecido disso. Uma pessoa que não estabelece contato, que não imagina que o outro pode ser parecido com ela, que está montada na solidão, se torna uma pessoa solitária e arrogante. E o sujeito arrogante é muito desagradável. O retorno é que as pessoas não vão gostar disso. Isso leva o sujeito a agir com agressividade. Esse ser narcísico é um ser com garras de gavião e pele de criança. Se você disser “isso”, ele desmonta. É um hipersensível. E isso faz com que ele esteja fadado a um grande sofrimento. Quando ele cai, ele volta geralmente mais arrogante. Até que, chega uma hora, ele não aguenta mais.

Also Check Out

Fonte:
CPFL- Café Filosófico
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sexta-feira, 18 de julho de 2014

EL ESCORIAL




Bronce dorado en El Escorial Presentacion libr


Se presenta el 5 de abril, 2014, 
en
la librería de las Cocheras del Rey,
 plaza de Jacinto Benavente de San
Lorenzo de El Escorial

El Escorial

El Escorial, também conhecido como El Escorial de Abajo, é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Madrid, de área 68,8 km² com população de 14 492 habitantes (2007) e densidade populacional de 210,64 hab./km². O nome não oficial de El Escorial de Abajo é usado para o distinguir do vizinho San Lorenzo de El Escorial, que por sua vez é conhecido como El Escorial de Arriba e é onde se situa o Mosteiro do Escorial, igualmente conhecido por El Escorial.

 El Escorial

Mosteiro e Sítio do Escorial

(Redirecionado de Mosteiro de El Escorial)
Pix.gif Mosteiro e Sítio do Escorial *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Vistaescorial.jpg
Vista panorâmica do complexo de San Lorenzo de El Escorial
País  Espanha
Tipo Cultural
Critérios i, ii, vi
Referência 318
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 40° 35' 21" N 4° 8' 52" O
Histórico de inscrição
Inscrição 1984  (8ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial é um grande complexo (inclui palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, município situado 45 km a Noroeste de Madrid, na comunidade autónoma homónima, Espanha.

O nome de El Escorial deve-se a uns antigos depósitos de escória procedentes de uma ferraria da zona, dos quais tomou topónimo a aldeia situada nas proximidades do lugar onde se construiu este mosteiro-palácio e que na actualidade é o município de El Escorial, (12 669 habitantes em 2003), distinto do de San Lorenzo de El Escorial, (14 358 habitantes em 2003), surgido posteriormente junto ao monumento.

Descrição geral do edifício

San Lorenzo del Escorial

Situado junto ao monte Abantos, na Serra de Guadarrama, este monumental complexo foi mandado construir pelo rei Filipe II da Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de Agosto de 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e para servir de lugar de enterro dos restos mortais de seus pais, o Imperador Carlos I e Isabel de Portugal, assim como dos seus próprios e dos seus sucessores.

A planta do edifício, com as suas torres, recorda a forma de uma grelha, pelo que tradicionalmente se diz que se fez assim em honra a São Lourenço, martirizado em Roma no suplício da grelha e cuja festividade se celebra a 10 de Agosto, dia da Batalha de San Quintín. Daí o nome do conjunto e da localidade criada à volta deste.

Origens da planta

Estátua do rei David

Na realidade, a origem arquitectónica da planta é muito controversa. Deixando por um lado a feliz casualidade da grelha, que só surgiu quando Herrera eliminou as seis torres interiores das fachadas, a planta parece estar baseada mais nas descrições do Templo de Salomão do historiador judeu-romano Flávio Josefo, modificadas pela necessidade de adaptar essa ideia às necessidades do programa monástico e às múltiplas funções que Filipe II quis que albergasse o edifício: panteão, basílica, convento, colégio, biblioteca, palácio, etc. Tudo isto conduziu à duplicação das dimensões iniciais do edifício.

As estátuas de David e Salomão, reis de Israel, flanqueiam a entrada da igreja como que recordando a sua origem e mostrando o paralelismo com o guerreiro Carlos V de Habsburgo e o prudente Filipe II de Espanha. Do mesmo modo, o fresco de Salomão situa-se no centro da biblioteca, mostrando o seu momento de maior sabedoria: o famoso episódio com a Rainha de Sabá.

A obra iniciou-se com a colocação da primeira pedra em 23 de Abril de 1563, tendo sido entregue ao arquitecto Juan Bautista de Toledo, o qual não pôde finalizá-la uma vez que morreu em 1567. A direcção da mesma passou então para Juan de Herrera, discípulo do anterior, que a dirigiu até à conclusão, em 1584, com tanto acerto que a sua obra deu origem à denominada escola herreriana de arquitectura.

San Lorenzo de El Escorial
A Biblioteca
Fachada Sul do Mosteiro de El Escorial.
Panteão dos Reis
Fachada da Basílica.
Altar-mor da Basílica.
Zimbório e cúpula da Basílica.
Em 2 de Novembro de 1984 a UNESCO declarou El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial como Património da Humanidade.

Secções do edifício

As principais secções em que se pode dividir o Real Sítio são:

A biblioteca

Foi à biblioteca que Filipe II cedeu os ricos códices que possuía e para cujo enriquecimento ordenou a aquisição das bibliotecas e das obras mais exemplares tanto de Espanha como do estrangeiro. Foi projectada pelo arquitecto Juan de Herrera que, além da mesma, se ocupou do desenho das estantes que contém. Os frescos das abóbadas foram pintados por Pellegrino Tibaldi. Dotada de uma colecção de mais de 40.000 volumes de extraordinário valor, situa-se numa grande nave de 54 metros de comprimento, 9 de largura e 10 de altura, com chão de mármore e estanteada com ricas madeiras nobres primorosamente talhadas. Arias Montano elaborou o seu primeiro catálogo e seleccionou algumas das obras mais importantes para a mesma. Em 1616 concede-se-lhe o privilégio de receber um exemplar de cada obra publicada embora tal nunca se tenha chegado a cumprir de forma rigorosa.
A abóbada de fecho do tecto da biblioteca está decorada com frescos representado as sete artes liberais, ou seja: Retórica, Dialéctica, Música, Gramática, Aritmética, Geometria e Astrologia.

Palácio de Filipe II

Formado por uma série de salas decoradas com austeridade, foi o lugar de residência do rei Filipe II. Situada junto ao altar-mor da Basílica, conta com uma janela que permitia ao rei assistir à missa deitado na cama quando estava impossibilitado por causa da gota, doença de que padecia com severidade.

Basílica de El Escorial

Precedida pelo Pátio dos Reis, verdadeiro núcleo central de todo o conjunto, em torno do qual se articulam os restantes edifícios.

Sala das Batalhas

Onde em pinturas (afrescos) se representam as principais batalhas vencidas pelos exércitos espanhóis.

Panteão dos Reis

Consta de 26 sepulcros de mármore onde repousam os restos dos reis das casas de Áustria e Bourbon, excepto Filipe V e Fernando VI, os quais elegeram La Granja de San Ildefonso e as "Salesas Reales" de Madrid respectivamente. Faltam também, os restos mortais dos Reis Amadeu I, da Casa de Saboia, e José I, enterrados na Basílica de Superga de Turim e no Hôtel des Invalides de Paris, respectivamente.

Também repousam aqui os restos dos Reis de Espanha Don Francisco de Assis de Bourbon e de sua esposa a Rainha Dona Isabel II de Espanha. As paredes de mármore de Toledo polido estão decoradas com adornos de bronze dourado.

Os últimos restos depositados no panteão foram os do rei Afonso XIII e da sua esposa, a rainha Vitória Eugénia de Battenberg.
Toda a madeira usada no El Escorial provém da chamada Costa de Ouro de Cuba, constituída pelos antigos bosques de Sagua A Grande, no centro-norte da Ilha.

Panteão dos Infantes

Finalizada a sua construção em 1888, está destinado aos príncipes, infantes e rainhas que não tenham sido mães de monarcas. Com paredes e pavimentos de mármore branco, merece especial menção o do Infante Don João de Áustria. Actualmente estão ocupados 36 dos 60 nichos de que consta.

Salas capitulares

Destinadas actualmente a pinturas, eram as salas onde os monges celebravam os Capítulos, espécie de confissões mútuas para manter a pureza da congregação.

Pinacoteca

Formada por obras das escolas Alemã, Flamenga, Veneziana, Italiana e Espanhola, dos séculos XV, XVI e XVII.

Museu de Arquitectura

Nas suas onze salas são exibidas as ferramentas, gruas e outro material empregue na construção do monumento, assim como reproduções de planos e documentos relativos às obras, com dados muito interessantes sobre as mesmas.

Jardins dos Frades

Mandados construir por Filipe II, que era um amante da natureza, constituem um lugar ideal para o repouso e a meditação. Manuel Azaña, que estudou no colégio dos frades agostinhos deste mosteiro, cita-o nas suas Memórias e na sua obra O jardim dos frades.
Mosteiro de São Lourenço do Escorial.

Relicários

Seguindo um dos preceitos aprovados pelo Concílio de Trento referente à veneração dos santos, Filipe II dotou o Mosteiro com uma das maiores colecções de relíquias do mundo católico. A colecção compõe-se de cerca de 7.500 relíquias, que se guardam em 507 caixas ou relicários escultóricos elaborados por Juan de Herrera e a maioria construídos pelo marceneiro Juan de Arfe Villafañe.

Outros edifícios de interesse

A Casita do Infante

A Casita do Infante no Escorial, conhecida também como a Casita de Arriba, deve o seu nome ao Infante Don Gabriel de Bourbon, filho de Carlos III. Foi construída entre 1771 e 1773 pelo mesmo arquitecto da Casita de Abajo, Juan de Villanueva. É uma pequena villa, com jardins de estilo italiano, dispostos em socalcos. A partir deles desfruta-se de uma das mais belas vistas do Mosteiro.

A Casita do Príncipe

A Casita do Príncipe ou Casita de Abajo foi edificada em 1772 pelo arquitecto mais importante do neoclassicismo espanhol, Juan de Villanueva, para o Príncipe das Astúrias, depois Carlos IV. A composição arquitectónica deste edifício recorda a da sua obra mais célebre, o Museu do Prado em Madrid. São interessantes as decorações neoclássicas realizadas, entre outros, por Ferroni, as sedas e os estuques de mármore e os tectos pintados por Vicente Gómez, Mariano Salvador Maella e Francisco Bayeu.
A 15 km do Real Sítio, encontra-se o Vale dos Caídos.

Ligações externas

Biblioteca El Escorial



Manuel Rincon Alvarez


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quinta-feira, 17 de julho de 2014

INGLATERRA - GUERRA DAS ROSAS : Ricardo II


[Inglaterra] Guerra das Rosas (#1): Ricardo II - 36min.


Nesse vídeo, falarei sobre a Guerra
das Rosas, que ocorreu no século XV na Inglaterra e foi decisiva para a
formação política da Inglaterra. Como fonte de informação, o livro
Lancaster Against York de Trevor Royle e como gameplay o jogo War of the
Roses.

Lancaster Against York: http://www.amazon.com/Lancaster-Again...

War of the Roses: http://store.steampowered.com/app/42160/

Hino nacional tirado de: http://www.nationalanthems.info/

Livro Hinos de todos os países do mundo: http://www.livrariacultura.com.br/scr...

Conheça a série: https://www.youtube.com/watch?v=JGphM...

Indicadores socioeconômicos: http://rsugame.blogspot.com.br/2014/0...

Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=JGphM...

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